Filed in notícias

Projeto Procon Mirim

Colégio Martha Falcão realiza aula inaugural do projeto Procon Mirim

O Colégio Martha Falcão realizou, nesta sexta-feira (10), a aula inaugural do projeto Procon Mirim, que tem o objetivo de orientar os estudantes, por meio de uma cartilha com atividades lúdicas, sobre assuntos e conceitos do Código de Defesa do Consumidor. O projeto é desenvolvido pelo Programa Estadual de Proteção e Orientação ao Consumidor (Procon/AM), em parceria com o Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino Privado do Amazonas (Sinepe).

A cartilha aborda temas como os direitos e deveres do consumidor e do fornecedor, a importância da exigência da nota fiscal e do prazo de validade dos produtos. E oferece um encarte contendo passatempos relacionados aos assuntos abordados no Código de Defesa do Consumidor, possibilitando ao estudante uma forma diferenciada, atrativa e divertida de aprendizagem sobre o tema.

De acordo com a presidente do Sinepe, Elaine Saldanha, a escola tem papel fundamental na formação de cidadãos conscientes sobre seus direitos e deveres, por isso é importante discutir de forma lúdica esse assunto, dentro da sala de aula. “As escolas associadas ao Sinepe já desenvolvem projetos na área da educação financeira e o ‘Procon Mirim’ vai complementar essas atividades”, disse.

Segundo ela, a aula inaugural realizada no Colégio Martha Falcão marca de fato o início da parceria do Sindicato com o Procon. “A atenção e a curiosidade que os alunos mostraram no primeiro contato com a cartilha foi muito interessante. As pessoas precisam estar informadas, porque dessa forma é possível cobrar os seus direitos. Por isso, a necessidade de se trabalhar esses conteúdos desde a infância e formar cidadãos conscientes dos direitos e também deveres”, destacou.

Conforme a secretária Executiva de Estado do Procon Amazonas, Rosely Fernandes, esse projeto é uma ação inovadora em todo o Brasil. “Já há, inclusive, interesse de outros Procons para executá-lo”, afirmou.

A diretora do Colégio Martha Falcão, professora Nelly Falcão, ressalta que a instituição já desenvolve alguns projetos na área social e ambiental e, dentro da estrutura curricular, trabalha as disciplinas educação financeira, empreendedorismo, sustentabilidade e autonomia. O projeto Procon Mirim vem complementar essas atividades. Para ela, é importante sensibilizar os estudantes em relação aos seus direitos e deveres. “Acreditamos que iniciativas como essas, cultivadas desde a infância, contribuirão para a criação de gerações futuras mais conscientes”, destacou.

A estudante do ensino fundamental, Gabriela Tiradentes, participou da aula inaugural e contou que aprendeu mais sobre a importância da exigência da nota fiscal, pois além de servir para realizar a troca do produto, caso apresente defeito, também é por meio desse documento que o governo recolhe os impostos e repassa para a construção de obras de escolas e hospitais.

IMG_4725_Easy-Resize.com IMG_4732_Easy-Resize.com IMG_4811_Easy-Resize.com IMG_4815_Easy-Resize.com IMG_4867_Easy-Resize.com IMG_4877_Easy-Resize.com IMG_4886_Easy-Resize.com IMG_4898_Easy-Resize.com

share